quarta-feira, 8 de julho de 2015

A lição da Borboleta - Mesagem e dinâmica para reunião de pais

Borboleta de Origami



A LIÇÃO DA BORBOLETA

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conformeela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse atravésdaquele pequeno buraco.Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou orestante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpoestava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.Nada aconteceu!Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria como a borboleta. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...Que a vida seja um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.(autor desconhecido)
Pais Brilhantes- Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.- Estimule seu filho a ter metas.- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.- Dialogar é falar sobre o mundo que somos. - Abraçar, beijar, falar espontaneamente.- Contar histórias.- Semear idéias.- Dizer não sem medo.- Não ceder a chantagem.- Para educar é necessário paciência.
Augusto Cury

Queridos Pais

Não tenham medo de serem firmes comigo.Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais seguro.Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que quero.Só estou experimentando vocês.Não deixem que eu adquira maus hábitos.Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos.Aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.Não me protejam das conseqüências de meus atos.Às vezes eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero.Não levem muito a sério minhas pequenas dores.Necessito delas para obter a atenção que desejo.Não sejam irritantes ao me corrigir.Se assim o fizerem eu poderei fazer ao contrário do que me pedem.Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.Lembrem-se que isso me deixará profundamente desapontado.Não ponham à prova minha honestidade, mas ensinem-me a ser verdadeiro; pois sou facilmente tentado a dizer mentiras.Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo.Isto me afastará dele.Não desconversem quando eu faço perguntas,senão eu procurarei na rua as respostas que não tive em casa.Não mostrem para mim as pessoas perfeitas e infalíveis.Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro seu.Não digam que meus temores são bobos, mas, sim,ajudem-me a compreendê-los.Não digam que não conseguem me controlar.Eu julgarei que sou mais forte que vocês.Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.Lembrem-se de que tenho o próprio modo de ser.Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam.Isto criaria em mim, desde cedo, um espírito intolerante.Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisaspor mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo.Não desistam de me ensinar o bem, mesmo que eu pareçanão estar aprendendo.No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que vocês plantaram.
(Autor desconhecido)

Hoje aprenderemos a criar lindas borboletas, apenas dobrando o papel. Acompanhe o nosso passo a passo.
Borboleta de Origami
Você vai precisar de:
  • Papel para origami
1 – Comece com o lado colorido para cima.
Dobre ao meio nos dois sentidos. Desdobre e vire.
Dobre na diagonal nos dois sentidos.
Borboleta de Origami
2- Dobre todas as pontas, como na imagem abaixo.
Agora, dobre somente a camada superior.
Borboleta de Origami
3 – Vire.
Dobre o canto além da borda.
Borboleta de Origami
4 – Dobre para trás para prender o outro lado.
Dobre ao longo da linha de centro.
Borboleta de Origami
Prontinha. Veja que lindinhas! :)

Um comentário:

borboleta disse...

a dobradura mostradas não se parece em nada com a borboleta apresentada no inicio da atividade. fiz a dobradura e não gostei do resultado.